Agricultura e Pecuária
História
O segmento de Agricultura e Pecuária da DB, presente na região do Alto Paranaíba e Norte de Minas, produz commodities como milho, soja, feijão, sorgo, arroz, café tipo exportação, trigo, algodão e também atua na criação de gado de corte.
A DB Agricultura e Pecuária trabalha para oferecer produtos com altíssima qualidade e segurança aos consumidores, atendendo aos padrões e normas estabelecidos pelos órgãos responsáveis. A empresa é licenciada na Fundação Triângulo de Pesquisa e Desenvolvimento e tem como parceiros a EMBRAPA, EPAMIG, MONSOY. Entre outros fatores, as parcerias qualificam a DB Agricultura e Pecuária a produzir e cultivar com o mais alto potencial produtivo e ainda oferecer todo o suporte ao produtor para obter a máxima rentabilidade.
Milho
O milho é um cereal bastante utilizado no mundo como alimentação para humanos, animais e, possui boas qualidades nutricionais, contendo vários aminoácidos. Ainda, possui alto teor de carboidratos, além de ser energético – cada 100 gramas de milho contém cerca de 100 calorias –, detém vitaminas E, A e B1 e sais minerais: fósforo, cálcio e potássio.
Soja
Da mesma família do feijão, a soja é riquíssima em proteínas vegetais. A commodity, que possui uma grande quantidade de aminoácidos, é originária do continente asiático, especificamente da China. Ela também é utilizada para a fabricação de rações animais.
Feijão
O feijão é uma semente com alto valor nutritivo, principalmente pela presença do ferro. O alimento é rico em proteínas vegetais e possui um alto valor calórico, sendo que 100 gramas de feijão apresentam 330 calorias. O grão pode ser produzido durante todos os meses do ano e, além do ferro, contém os seguintes sais minerais: potássio, fósforo e cálcio.
Sorgo
O fruto do sorgo é o grão seco e sua composição é bastante parecida com a do milho e do trigo. O amido do sorgo assemelha-se ao do milho e seu teor de açúcar é constituído principalmente de sacarose. A quantidade de proteína chega a 18 %, um número bem superior comparado com o milho.
Trigo
O trigo é cultivado em todo o mundo desde a antiguidade, sendo a segunda maior cultura de cereais nos dias atuais. É um alimento básico para a população humana e para os animais. Também é um ingrediente utilizado na fabricação da cerveja.
Tomate
Considerado o rei das hortaliças, o tomate é uma das mais importantes culturas, pelo volume de produção e geração de empregos. É muito bem aceito, sendo amplamente consumido ao natural e como matéria-prima na preparação de molhos, extratos, sucos e outros derivados. O Brasil é o oitavo maior produtor e responde por 3,5 milhões de toneladas, de um total de 110 milhões de toneladas produzidas no mundo todo. Rico em licopeno (um agente anticancerígeno), o tomate é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, e rico em sais minerais, que fazem dele um excelente aliado na prevenção de doenças.
Estrutura
A DB Sementes conta com um parque de máquinas de alto nível – do plantio até o ensaque. A utilização de plantadeiras modernas, pneumáticas e equipadas com sensores de monitoramento de distribuição de sementes e de adubos, propicia uma formação rápida e homogênea da lavoura, resultando na formação de plantas uniformes. Consequentemente, a formação dos grãos também acontece de maneira uniforme, o que facilita o processo de colheita e de beneficiamento.
Nas pulverizações são utilizados implementos automotrizes, que possuem sistemas computadorizados e de GPS. Por meio desses equipamentos é possível obter aplicações com baixíssimos níveis de erros, fazendo com que todo o campo de semente seja pulverizado uniformemente, tanto com fungicidas quanto com adubações foliares.
Tudo isso implica em campos de sementes sem manchas ou reboleiras de doenças – que podem facilitar a contaminação das sementes. Essa aplicação de alta tecnologia também propicia sementes uniformes em quantidade de micronutrientes, fator importante para dar origem a uma planta sadia e vigorosa. A colheita é realizada sempre que o grão apresenta a faixa ideal de umidade, evitando o prejuízo com danos mecânicos.